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EU FUI GORDO 24 ANOS. QUER CONTINUAR SENDO?

Reeducação alimentar – O Segredo Revelado

Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o “segredo” para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona.

Mas você sabe no que consiste esse processo?

Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.

Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso,  que leva a todas as citadas anteriormente, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.

Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.

A principal coisa que devemos aprender é que areeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light.Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, para quem achar necessário, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para “reeducar” a sua alimentação:

– Beba água corretamente, e o “laboratório” é a urina. A urina Humana não tem nem cor nem cheiro, isso se consegue em média tomando um litro de água para cada 25 Kgrs de peso dia.

– Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;

– Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;

– Inclua alimentos integrais no seu cardápio;

– Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;

– Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;

– Pratique atividade física regularmente.

Agora veja um exemplo de cardápio balanceado para a sua reeducação alimentar, sem esquecer que a reeducação tal como a palavra diz é algo que vai ficar para toda a vida precisa então ser prazerosa:

Tabela de nutrição

Tabela de substituição

Mudar hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena. E não se esqueça, tudo aquilo que vc repetir sistematicamente por trinta dias se transforma num hábito, viu como é SIMPLES?

E o mais importante, tenha prazer ao se alimentar. Tudo o que fazemos encarando como sacrifício e sofrimento, não conseguimos manter por muito tempo.

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13/09/2010 Posted by | Alimentação, Reeducação Alimentar, Saúde | , | 2 Comentários